O campeão na soloQueue

O Darius sempre teve uma fase de rota extremamente dominante, mas esse potencial se minimizava contra a dominância de carrys como Lucian e Ezreal, com o meta mudando para carrys com menor mobilidade, o Darius volta a crescer no jogo.

Quando estiver jogando de Darius, é muito importante conseguir um snowball no early-game, é um potencial dele que você vai querer explorar, e um duo com um jungler é uma opção confortável, você pode chama-lo caso precise de ajuda para firmar a liderança na rota e iniciar o snowball.

Em teamfight com o Darius você precisa ser egoísta, quando seus aliados iniciarem, e os inimigos estiverem com vida baixa, não hesitem em roubar os abates, em geral isso pode ser algo ruim, mas com o Darius é crucial que você pegue os last hits com a ultimate para ganhar a luta. Quando você abate um adversário com a ultimate, você ganha fúria, bônus de AD, você ganha 5 stacks em qualquer um que você encoste por alguns segundos e você basicamente ganha a teamfight.

Fase de Rota

Na rota com o Darius é muito importante controlar a wave, quando você quiser dar harass você vai querer colocar a wave em slow-push. Sempre que o inimigo for dar um last hit é importante abusar dele. Um exemplo contra inimigos range você começa com o Q e depois o E, é uma boa iniciação contra um inimigo range quando estiver indo para o last hit. E contra campeões melee você começa com W, quando ele for para o last hit você se aproxima, AA, W e usa o Q, desta forma você consegue aplicar muito dano sempre que o inimigo tentar farmar.

Team Fight

Em teamfight com o Darius você pode fazer o engage com o Flash + E, embora ele não seja o campeão mais indicado para o engage, funciona desde que seus aliados estejam próximos. Algo importante para você ganhar a luta é conseguir os 5 stacks em um inimigo ou pegar o reset num abate, isto porque quando você consegue um kill reset e AA um outro alvo e ulta, o dano aplicado é muito absurdo.

O Darius é um campeão que não deve ser subestimado, especialmente depois do nível 6, quando ele pode lutar 1v2 contra muitos campeões, especialmente contra uma dupla de melee sem dano burst, onde ele pode caitar e abater ambos, é um campeão que pode lidar facilmente com um tank melee, mas pode morrer para outros campeões de longo alcance como um Malzahar.

Apesar do Darius poder fazer o engage, num cenário ideal é melhor ter alguém no time que possa fazer o engage, como Gragas e Alistar, que tem habilidades para o engage, podem tankar muito dano, e você com o Darius os segue.