O campeão na soloQueue

O Amumu é um ótimo pick na soloQueue porque ele tem um ultimate de área muito forte e é ele não é difícil de jogar. Ele pode ter alguns problemas com mana e o gank antes do nível 6 não é tão forte, mas ele é ótimo em team fight.

Atualmente ele se encontra muito mais forte, as mudança no meta o fortaleceu, saíram os tanks da rota superior e na bot lane os suportes mais fortes são os de cura, campeões frágeis, sem contar os ADC sem mobilidade, o que acabou fortalecendo os junglers mais tank e com controle de grupo, como Rammus, Sejuani, Skarner e o próprio Amumu.

Na jungle

Para a limpeza da jungle o Amumu não tem problemas quanto a vida, a habilidade E diminui o dano recebido e ele possui habilidades de dano em área, ele começa a limpar muito mais rápido especialmente depois do nível 4. Você pode ter problemas com mana, use bem as habilidades e evite usar a bandagem apenas para se aproximar dos campos no early-game, a idéia é economizar mana, e tente ficar com pelo menos os 2 primeiros buff azul, o item Poção do Caçador concede um sustain adicional de vida e mana, é um item legal para se manter até o mid-game.

Gank

A partir do nível 3 você já pode gankar, mas o Amumu não é o melhor campeão para gankar no early-game, seu foco deve ser maior em alcançar o nível 6, quando sua presença de mapa fica forte.

Algo que você deve ficar atento é onde o jugler inimigo está, você não vai querer forçar um 2v2 ou 3v3 no early-game, a maioria dos junglers tem um potencial para gank maior que o Amumu no early-game. Você pode se aproveitar de ganks mais seguros, especialmente contra inimigos mais avançados.

No gank com o Amumu você geralmente vai se aproximar do seu alvo com o Q e começar a aplicar AA para aplicar a passiva de redução de defesa contra dano mágico. Não seja tão ansioso quanto a bandagem, uma das melhores formas de acertar o Q, ou habilidades de skillshot, é se aproximando do inimigo e aguardar o momento certo, eles geralmente vão tentar evitar a habilidade se movendo, continue o seguindo para fecha-lo, é bem mais fácil acertar, e em muitas das vezes eles acabam ficando impacientes e correm direto para uma direção.

Team Fight

Em teamfight você vai usar a bandagem em um inimigo próximo a você e ultar o máximo de adversários possível, certifique-se que seu time esteja perto antes de dar o engage para que eles possam se juntar a você enquanto os adversários ainda estão em CC. O Flash é um feitiço de invocador obrigatório com o Amumu, em muitos dos casos você vai precisar usar o combo Q + Flash + R para ultar apropriadamente e pegar o maior número possível de inimigos.

Contra times com campeões assassinos que podem passar pela linha de frente e alcançar facilmente seus carrys (ex.  Rengar), e o seu time precisa de ajuda para fazer a defesa, você pode guardar a sua ultimate, que seguido da bandagem, garante muito CC para salvar seus carrys.