Lux Suporte é bom? Essa questão é recorrente em grupos de League of Legends, de forma geral e direta, não, Lux suporte não é bom.

Antes de justificar porque Lux Suporte não é bom, vale lembrar que se importar com o pick dos seus aliadas, querer impor preferencias, é algo mais comum entre jogadores mais novos ou de mente fechada, quanto maior o elo, menor a importância dada aos picks dos aliados, a experiência vai deixando claro que o diferente não é tão ruim assim, e muitas das vezes funciona surpreendentemente bem.

Já caiu no meu time (no Diamante) coisas como: Gnar ADC, Illaoi Suporte, Hecarim ADC, Draven Mid, Leona Top; você acha que eu me importei? Nada, na real eu fico até curioso para ver o desempenho do cidadão, alguns deram certos e outros não.

Voltando ao assunto principal, Lux suporte não é bom porque tem muita coisa melhor, a Lux em seu kit tem coisas snare, escudo e lentidão, mas uma Morgana, por exemplo, tem tudo isso, só que melhor:

  • o snare tem um duração maior.
  • o escudo, que é o principal motivo da Morgana ser tão melhor, nega CC. Tanto para a fase de rotas, quanto em lutas de grupo, o escudo da Morgana tem um impacto imenso.
  • a ultimate da Morgana aplica tanto dano quanto a ultimate da Lux, mas a Morgana aplica CC de área com a ultimate.

A capacidade de peel que a Morgana prove é imensamente maior para o ADC/time.

Pensando na Lux como um suporte causador de dano, nos temos outras opções, que também aplicam muito dano, e tem uma capacidade de peel muito superior que a Lux, como Vel'Koz, Brand e Zyra.

Um último ponto negativo para a Lux Suporte é que a build necessariamente AP, enquanto que os outros suportes listados aqui podem incluir tranquilamente utilidade na build, como um  Cadinho de Mikael ou Portal de Zz'rot, sem afetar a performance na partida.

Conclusão

Mesmo a Lux não sendo a melhor opção, o que faz da soloQ um lugar tão interessante, é que com dedicação, mesmo não sendo o melhor pick, você pode conseguir um índice de vitórias muito alto, e até ser temido(a) pela sua Lux Suporte.

E por fim, eu sei que a Lux é uma campeã muita amada, e pessoalmente recomendo ela no mid, ela tem uma fase de rotas simples, segura e muito forte contra muitos campeões, possui uma capacidade de dano burst extremamente alta e causa um impacto muito grande com a ultimate para contestar objetivos e em lutas em grupo.