A importância de uma Champion Pool

Tem coisa mais chata que jogador dando rage/implorando por role durante a escolha de campeões? Não é errado expor a sua preferência, um simples “pref adc” é suficiente. O jogador desesperado/barulhento, cria obstáculos para a vitória mesmo antes do jogo começar, e em grande parte destes casos, o comportamento pode ser explicado devido a deficiência na champion pool do jogador.

Champion Pool é a quantidade de campeões disponíveis que o invocador sabe jogar, e uma pool de qualidade é baseada em campeões que o jogador domina, com pelo menos 2 campeões por rota.

Muitos guias para subir de elo, sair do elo hell, não acreditam na importância de uma champion pool, e repassam a idéia de que a solução é ser mono-campeão, o que é diferente de ter um main champion. Mas é preciso ter uma pool de campeões boa para auxiliar na jornada em busca de elos superiores, ou o jogador fica dependente da sorte de ter a rota e o campeão disponíveis.

Benefícios de uma boa Champion Pool

Com uma boa champion pool, o jogador entra na fila ranqueada muito mais confiante, porque sabe que independente do role que estiver disponível, exercerá seu papel com eficiência.

Um snowball pode começar já na seleção de campeões, pois com uma pool legal, você consegue fazer picks fortes contra lanes já selecionadas. Por exemplo, principalmente no low elo, até o ouro, campeões como Yasuo ou Katarina no time adversário cria um grande impacto psicológico, isto porque além de não saber counterar, a champion pool não os permite selecionar um campeão adequado.

nautilus-graves-cinematic

Como aumentar a Champion Pool?

Para começar a formar uma pool, evite campeões com muita mecânica, pode levar muito tempo até que se domine o campeão, atrasando a formação da pool. Dê preferência a campeões com uma curva de aprendizado curta, aqui no site, em picks tem exemplos de campeões fortes para todas as rotas.

Uma dica para otimizar a pool, é adicionar campeões que jogam em mais de uma rota, como o Pantheon, que pode jogar na jungle, top e mid.