Erros de cada elo e como subir

bronze_1

Bronze

No bronze o jogo se resume a forçar trocas, o jogador bronze entra no jogo pensando exclusivamente em eliminar o seu adversário. Neste elo as trocas são iniciadas assim que chega na lane, e quando morrer, após renascer.

Para  sair do Bronze as principais dicas são:

  1. Esqueça seu time – entenda isso, quanto mais baixo o seu elo, mais fácil de carregar o jogo, mesmo o seu mid laner feedando o Zed, esse jogador é ruim, ele não sabe aproveitar da vantagem que ganhou, ele não entende como priorizar os objetos e levar a vantagem para outras rotas, a dica aqui é, ignore o seu time, não faz diferença o que eles estão fazendo.
  2. Farme – evite trocas, apenas foque no seu farm, todos os jogadores deste elo farmam muito mal, é questão de tempo para você se tornar um monstro.
  3. Objetivo – não adianta farmar, se você não consegue converter essa vantagem em objetivos, sempre que você consegui um abate, e fica em maior numero, é um momento favorável para buscar objetivos. Matou o ADC na bot lane, ficou apenas o suporte, faz um dragão, leva a torre, etc.
  4. Roaming – neste elo ninguém está esperando por um roaming, especialmente do suporte.

silver_1

Prata

Não existe uma diferença muito grande entre o bronze e o prata, mas no prata os jogadores força menos trocas, mas ainda focam de mais na fase de rotas, o jogo se resume a posição a qual ele foi designado.

Para  sair do Prata as principais dicas são:

  1. Focar objetivo – no prata quando um jogador consegue um ace, ou algo próximo disto, em geral alguns vão farmar na jungle e outros voltam para a base para comprar novos items, quando este era o momento ideal para levar algum objetivo, com inibidor, torre, dragão, etc.
  2. Seleção de Campeão – muitos partidas são perdidas por insistir em pegar um campeão apenas porque ele está OP, quando vale muito mais apena pegar um campeão que você saiba jogar. Os três pontos principais que devem ser considerados quando for escolher um campeão são: 1- Um campeão que você jogue bem, 2- Um campeão que seja bom para o time, 3- Um campeão que seja bom contra a lane que você vai enfrentar.
  3. Posicionamento – a falta de compreensão do papel do campeão escolhido, ocasionando num posicionamento ruim. Aqui você vai se destacar de duas formas, se posicionando corretamente, e punindo o adversários que errarem.
  4. Não acompanhar roaming – o top laner e mid laner raramente vão acompanhar um roaming, ou sequer pingar para o time. Você que esta lendo este texto vai se aproveitar disto de duas formas, sabe que o seu roaming vai ser mais fácil, e quando alguém o fizer, você vai seguir.
  5. Build Fixa – precisa aprender a build de acordo com o jogo, não existe uma build fixa. Você não vai buildar resistência mágica, se o único campeão AP inimigo está forte, enquanto o Tryndamere inimigo está gigante. Observe no probuilds.com o que os pro-players estão buildando, vai te dar uma noção geral do que fica bom com o seu campeão.

gold_1

Ouro

No Ouros os jogadores ainda apresentam um jogo muito semelhante com o bronze e prata. A diferença é que forçam menos troca, mas ainda focam muito a fase de rotas.

Para  sair do Ouro as principais dicas são:

  1. Superestimar/Subestimar Objetivos – o Dragão e Barão são considerados objetivos sagrados, o time chega a entregar um ace na tentativa de contestar o kill, ou ainda pior, após  conseguir um ace, deixar de levar uma T3 + inibidor para pegar o terceiro stack do dragão.
  2. Desperdiçar tempo – o jungler ouro perde muito tempo tentando um gank impossível, fica parada num arbusto que as vezes está wardado e entrega o posicionamento para o jungler inimigo forçar algo com segurança.
  3. Não avaliar o custo das ações – qual a diferença entre o jogador ouro e platina? Mecanicamente é igual, mas jogador ouro vai flashar para pegar um kill e morrer para o jungler inimigo, enquanto que o jogador Platina vai avaliar o impacto daque Flash antes de o fazer.

platinum_1

Platina

No Platina os jogadores tem mais mecânica que no Ouro, mas ainda cometem os principais erros dos outros elos, mas com meno intensidade: falta de foco em objetivo e foca muito a fase de rotas.

Para  sair do Platina as principais dicas são:

  1. Aprenda a wardar – até o ouro você consegue jogar tranquilamente com pouca ward, mas a partir do Platina você precisa aprender a wardar bem, comprar pink e tirar visão.
  2. Saiba jogar outras rotas – se você chegou até o platina sendo mono-champion, você depende muito de sempre pegar a sua role e provavelmente se estressa de mais. Tente aumentar sua champion pool e estar apto a jogar pelo menos 3 rotas diferentes. Você deve estar pronto para impactar no jogo independente da posição disponível, caso contrário, você é um peso para o seu time, e nem sempre você vai ser carregado.
  3. Abuse do seu pick – quando estiver com um pick que você se sente confortável, teste seu adversário, se ele foi o last pick, tem grandes chances de ele ter pego o que sobrou, e é um jogador fraco naquela posição, é uma chance que você tem de iniciar um snowball. E é por isto que a dica acima é tão importante, se você é mono-champion, quando perder seu pick, os outros jogadores podem abusar disto.

diamond_1

Diamante

O Diamante é um elo considerado muito alto no League of Legends em relação ao resto do servidor, a mecânica e a noção de jogo são maiores, e por esse mesmo motivo, os jogadores costumam se achar superiores e começam a querer fazer jogadas iguais aos dos pro-players. Fazer jogadas bonitas, ter um farm perfeito (mesmo que isso custe a perca de uma teamfight), fazer outplays apenas por acharem legal, jogar com campeões que necessitam de muita mecânica, e acabam estragando as suas lanes, pois diferente dos outros elos já citados, se você cometer um erro na lane fase no Diamante, você enfrentará mais dificuldades para voltar para o jogo, pois os erros individuais são muito menores.

Para Sair do Diamante as principais dicas são:

  1. Outplay/Jogadas bonitas – é aquele cara que quer fazer um penta de riven sozinho, ou pegar vayne e tentar caitar todos. O melhor aqui a se fazer aqui, é simplificar o jogo. Tenha em mente que sua mecânica já é melhor que a da maioria dos jogadores, então não se arrisque a fazer jogadas quase impossíveis apenas para que o seu time veja ou porque você viu algum cara muito experiente com um determinado campeão, Principalmente se voce estiver em alguma divisão travado. Pegue os seus melhores campeão, e jogue o mais tryhard possível com eles. Lembre-se que no Diamante, menos é mais!
  2. Falta de Objetivo – Não é a mesma falta de objetivo que um bronze tem por exemplo, que não sabe o que fazer após dar ace ou pegar baron, a falta de objetivo do jogador diamante é mais especifica. Por exemplo, um ADC dinamante, na cabeça dele, farmar mais que o atirador inimigo é o que vai fazer ele ganhar. Claro que no early game isso é necessário, mas após um objetivo importante como um Baron aos 30-40 minutos  para acabar com o jogo, esse mesmo jogador vai dar recall e ir farmar, ele deseja o farm maior que o do atirador inimigo. Mantenha o jogos simples, conseguiu um abate no atirador inimigo, leve a torre dele, não deixe ela de pé apenas para dar outfarm nele.
  3. Presente no Jogo – jogadores diamante são os mais individualistas, eles vão pegar um Rengar e irão falar que só vai ter gank depois do lvl 6. Ninguém duvida do potencial enorme que o Rengar possui no nível 6, mas se você não estiver presente no jogo desde o começo, os seus adversários irão crescer.
  4. Overextend – por estarem relativamente perto do tão sonhado “Tier Desafiante”, os jogadores diamante ficam desesperados para subir de elo, e acabam dando dives, ou indo longe demais por um abate, para tentar acabar o jogo rápido, e na maioria das vezes isso dá muito errado, entregando muito a vantagem para o time inimigo.
  5. Mecanica/estilo de jogo – o que adianta você de Orianna farmar mais que uma Ahri, sendo que a Ahri deu 3 roamings, enquanto a Orianna ficava sentada no mid farmando? O mesmo serve para atiradores, as vezes o jogador segura a torre do bot por um longo tempo, apenas para que o atirador inimigo não farme, enquanto isso o atirador inimigo se juntou com seu time e levou o mid, acabando com a possibilidade de farm de seu mid laner. Aqui a dica é escolher o seu estilo de jogo, adaptando-se com o do inimigo. Se você esta com um campeão que é mais focado em farm, não jogue apenas passivo, consiga agressivar também, saiba jogar passivo e agressivo, tenha esse equilibro, pois assim suas fases de rotas e teamfights serão mais fáceis.
  6. Champion Pool –  tem muito, mas MUITO MESMO nesse elo, é pessoas que dominam um ou dois campeões, e subiram dessa forma. Você vai se aproveitar disso, sabendo jogar mais lanes e tendo mais campeões, pois diferente dos outros elos, no diamante é necessário saber dar counter pick nos adversários, pois anulando o mono-champ inimigo, as chances de ele acabar com o jogo serão mínimas.