Documentada Bronze ao Diamante Episódio 2: “Prata”

Antes de gravar um vídeo, eu geralmente escrevo o roteiro/organizo as idéias. E ao concluir o roteiro do episódio #2, eu achei que ficou tudo muito bad-vibe, eu desconhecia meu sentimento em relação ao Prata até escrever sobre ele.

Introdução

Talvez você tenha ficado surpreso com o grande número de jogares no Bronze, mas uma outra fatia de tamanho praticamente igual está no Prata, cerca 36% de jogadores. O Bronze e Prata juntos representam aproximadamente 72% do servidor brasileiro, é um percentual muito alto, são muitos jogadores concentrados na base, se adicionarmos o Ouro, este número sobe para 91%. Caso já tenha chegado ou passado pelo Ouro, você pode se considerar numa posição acima da grande maioria, matematicamente falando.

Sobre o Prata

Eu tenho os inscritos do canal como amigos, e entre amigos nós não precisamos mentir para agradar, certo? Eu vou compartilhar minha opinião bem sincera sobre a liga, não se ofenda por favor, lembre-se que na minha primeira Md10 na S5 eu caí Bronze II, a caminhada é a mesma para todos nós.

Toxidade

O Prata é basicamente o Bronze, só que piorado! Pior se tratando em qualidade de estádia, eu considero o Prata o pior elo para se ter como “lar”, sabe aquele elo que você dá uma estagnada antes de voltar a subir, ele não é um lugar bom para se ficar, a característica mais marcante é a toxidade do elo, são os jogadores que saíram do Bronze, e durante a caminha para o Ouro, que é o primeiro elo que agrega um certo status, enlouqueceram, entram no que chamamos aqui no canal da “Matrix do League of Legends”, tem um vídeo no canal, “Meu time é péssimo, como ganhar?”, foi feito com muito carinho e explica melhor isso, se você ainda não viu, vale a pena conferir.

Todo elo tem toxidade, acho que todos nos concordamos quanto a isto, mas o Prata é o santuário dos tóxicos, que aliado a frustração de não alcançar o Ouro, a falta de conhecimento sobre o jogo só acentua o péssimo comportamento.

A minha recomendação para quem vai passar pelo Prata até o Ouro pela primeira vez, é para deixar o orgulho de lado, e aceitar que você vai carregar aliados xingando sua mãe, não espere por gratidão ou respeito.

Vale lembrar que o MUTE tem poder aumentado 10x no Prata. Use-o sem moderação, especialmente antes de você já ter perdido a cabeça. O ALL (o chat aberto para todos) eu nem sei porque alguém usa, não tem nada de positivo que um adversário possa te dizer.

Qualidade de jogo

A qualidade dos jogos também é muito frustrante, e eu estou falando dos adversários, que durante as partidas eram tão ruins que nós entregamos diversas partidas por falta de motivação, sabe aquele sensação de jogar contra BOT? E é por isto que tantos inscritos sobem de elo tão rápido, uma vez que você aprenda a explorar e não cometer os mesmos erros que os outros jogadores, você sobe com muita facilidade. Caso você seja novo no canal, dá uma conferida no que já foi postado, tem bastante informação distribuídas entre os vídeos.

Campeões

Assim como no Bronze, os picks no Pratas estavam bem adequados ao meta, os elos mais altos trollam muito mais nesse sentido, não que isso seja ruim.

Top 10 Pick no Prata: Lucian (11), Janna (10), Tristana (9), Lee Sin (9), Yasuo (9), Ashe (8), Soraka (7), Caitlyn (7), Vayne (7) e Morgana (7).

Duração das Partidas

A passagem do Prata V até o Ouro V levou 18 horas no total, foram 34 partidas, 23 vitórias contra 11 derrotas, um percentual aproximado de 68% de vitória, com duração média por partida de 32 minutos. É um percentual de vitória bom, a partir de 60% é um índice aceitável para uma conta smurf.

Mesmo com as 11 derrotas, as contas se mantiveram ganhando muito PDL por partida (próximo de 30) e pulou do Prata V para o Prata III e depois para o Prata I.

Alguns inscritos cobram bastante sobre o jogo solo, do Prata I até o Platina V foi feito solo, inclusive uma destas partidas foi postada no canal, é a partida de Volibear JG, o nome do vídeo é  “Respeitar o Tempo de Jogo”, eu acredito que seja o vídeo com o maior tempo de duração no canal, não porque a partida tenha demorado, mas eu acabei comentando bastante coisa sobre o jogo no vídeo.

Campeões Utilizados

Tentamos manter uma diversidade de picks de acordo com os campeões disponíveis, foram 19 picks diferentes, distribuídos entre todas as rotas.

  • Evelynn
    Evelynn
  • Riven
    Riven
  • Udyr
    Udyr
  • LeBlanc
    LeBlanc
  • Volibear
    Volibear
  • Heimerdinger
    Heimerdinger
  • Gangplank
    Gangplank
  • Singed
    Singed
  • Amumu
    Amumu
  • Twisted Fate
    Twisted Fate
  • Ashe
    Ashe
  • Karma
    Karma
  • Graves
    Graves
  • Warwick
    Warwick
  • Cassiopeia
    Cassiopeia
  • Rammus
    Rammus
  • Annie
    Annie

Não tinha um critério específico na escolha dos picks, jogamos com o que tinha disponível na conta, mas em elos mais baixos, picks fortes no early game são mais efetivos, campeões que não precisam esperar até o late game para exercer pressão.

Conclusão

Sobre dicas para rotas específicas no Prata, vale o que já foi dito no vídeo do Bronze, não tem muita diferença entre os elos nesse sentido, eu acho que a principal mensagem para quem está jogando no Prata agora, é tomar cuidado para não se afogar no toxidade do elo, e que o League of Legends é melhor que isso, a toxicidade não é o único problema do Prata, isso você resolveria facilmente com o MUTE, mas o nível de jogo é muito baixo, e isso não é legal, mas a partir do Ouro já dá para notar uma melhora considerável.

Por favor, não encare a avaliação como algo pessimista, tenha o Prata como um elo tutorial, para praticar e aplicar as dicas passadas nos vídeos, esqueça o elo e busque melhorar como jogador.

Se você gostou do vídeo deixe uma joinha, sinta-se a vontade para opinar nos comentários, muito obrigado e até o próximo vídeo.