Counter Pick, o snowball começa na seleção de campeões

Counter Pick, é um pick feito na seleção de campeões de uma partida ranqueada para obter vantagem contra um campeão adversário, principalmente, mas não exclusivamente, de rota já escolhido.

Dois exemplos simples de counter para ilustrar:

  • Morgana vs Annie – a Morgana é um counter pick bom contra Annie, principalmente por conta do “Escude Negro” (absorve dano mágico e desarmes), que countera todas as habilidades da Annie, inclusive a ultimate com a passiva de stun.
  • Vladimir vs Jarvan IV – o Jarvan IV é um bom counter pick contra Vladimir,  além do early forte, e a mobilidade oferecida pelo combo E+Q contra a “Poça de Sangue”, uma vez ultado pelo Jarvan IV, a poça do Vladimir não pode ser usada como escape. O counter pick pode ser ainda mais intenso com o JIV de Ignite (-50% de heal).

Quando escolher um counter pick?

Apenas quando você domine um campeão que countere o campeão adversário, neste caso é uma vantagem que você esta garantindo mesmo antes de começar o jogo. Se você não domina nenhum counter, e dominar é diferente de saber jogar, não tente counterar, jogando apenas com campeões dominados em sua pool, você esta preparado para possíveis adversidades.

Muito cuidado ao incentivar aliados do time a pegar um counter pick, ele pode acabar entrando na partida com um campeão que não domina.

Algo importante a ser observado, até a liga Ouro, principalmente no Bronze e Prata, counter pick não é algo relevante, nestes elos dominar um campeão da rota selecionada já garante o snowball.

Fui counterado, como proceder?

tibbers-cinematic

Algo importante a ser observado, até a liga Ouro, principalmente no Bronze e Prata, counter pick não é algo relevante, nestes elos dominar um campeão da rota selecionada já garante o snowball.

Levar counter pick deve ser levado naturalmente, é apenas um fator a ser levado em consideração, mas a forma como deve se proceder, pode ser aplicada para qualquer jogo.

  • Nos primeiros níveis teste seu oponente, nada muito arriscado, se notar que consegue dar outplay, fim de jogo para o adversário.
  • Fique atento durante a seleção de campeões, lembre-se de adaptar as runas contra o oponente e possivelmente até mesmo o talento.
  • Aprenda a farmar debaixo da torre com eficiência.
  • Jogue defensivo e aguarde até que o adversário cometa algum erro. Se você foi counterado, principalmente por campeões com early forte, como RIven, e ainda sim conseguir farmar debaixo da torre, aplicando um harrass ocasional, o seu adversário pode perder a paciência facilmente.
  • Build corretamente, quando estiver sobre pressão, sacrifique um pouco de dano, e adapte a ordem para ter um pouco mais de MR/AR/HP.
  • Perder uma torre no early pode acontecer, mas saiba se aproveitar disto. Neste momento a lane esta no seu lado do mapa, o adversário vai ter q se arriscar muito para se manter na lane.
  • Quando a torre cair, neste caso, não necessariamente no early game, continue a farmar, é muito comum ver jogadores que quando sua torre cai, ficam perdidos, assumem o modo gank, e insistem em forçar ganks inviáveis.
  • E dependendo do time, você ainda tem 2 boas opções, avaliar se é possível trocar de lane com um aliado e frustar o counter pick, ou aguardar o jungle gankar – (este item ficou por último porque o foco do Freelo é auxiliar jogadores a carregarem na soloQ, é importante ter estratégias solos, mas vale lembrar que em determinados jogos, você vai poder contar com membros do time)

Onde encontar uma lista de counter por campeão?

O Freelo tem um. A tendência é que Counter-Pick, separada por campeões e atualizada constantemente. A tendência é que com o tempo, você não precise de fontes como esta, mas é boa para entender porque cada campeão countera determinado campeão.